HISTÓRICO DA PARÓQUIA

No início da década de 1950 a comunidade de Santa Teresinha do Menino Jesus pertencia à Paróquia São João Batista de Foz do Iguaçu. Algum tempo depois, passou a ser assistida pela Paróquia São Miguel, de São Miguel do Iguaçu.

Em 1965, Dom Armando Cirio, Bispo de Diocesano de Toledo, pediu ao Provincial dos Capuchinhos para fazer um levantamento e verificar a possibilidade de criar uma nova Paróquia no então distrito de Santa Terezinha, pertencente ao município de Foz do Iguaçu. Assim, com a provisão de Dom Armando Cirio, em março de 1966, foi criada a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, tendo como seu primeiro pároco o Pe. Valter Bontenn.

Em 10 de março de 1968, foi nomeado o Pe. Santo Pelizzer como novo pároco, que permaneceu na comunidade até 13 de março de 1969, quando lhe sucedeu o Pe. Abramo Forlin, que trabalhou até 1973, sendo então substituído pelo Pe. Antonio Tolocsko; este ficou até dia 24 de fevereiro de 1977, sendo o Frei Eusébio Ferreto seu sucessor. Este padre ficou poucos dias na Paróquia, em seu lugar veio o Pe. Onório Benacchio, que chegou à paróquia em 18 de março de 1977. Assim como seu antecessor, este pároco também ficou pouco tempo no cargo, pois em 3 de dezembro de 1977 tomou posse o Pe. Palmino Finato.

No dia 9 de abril de 1978, a Província Brasileira dos Servos da Caridade (Obra São Luiz Guanella), assumiu a Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, de modo que o Pe. Selso Feldkircher recebeu das mãos de Dom Armando Cirio a estola e as chaves da Igreja, símbolos da posse da paróquia. Nessa época, a cidade de Santa Terezinha de Itaipu ainda pertencia à Diocese de Toledo.

Nesse mesmo ano de 1978, no dia 12 de agosto, foi sagrado bispo na cidade de São Paulo, Dom Olívio Aurélio Fazza, que em 26 de agosto seguinte tomou posse da então novíssima Diocese de Foz do Iguaçu.

Em 17 de março de 1979, a pedido do Pe. Selso, chegaram na Paróquia as Irmãs Filhas de Santa Maria da Providência, congregação religiosa que também pertence à Obra São Luiz Guanella. As primeiras irmãs que chegaram à paróquia foram Ir. Nilda Milla e Ir. Terezinha Chiarentim. Depois delas, tantas outras também trabalharam e continuam trabalhando na Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus. Hoje a comunidade é beneficiada com a presença de Ir. Alice, Ir. Lúcia e Ir. Adiles.

Nestes 35 anos de presença Guaneliana, passaram muitos padres e também irmãos pela paróquia e, não querendo correr o risco de esquecer algum nome, pois foram tantos, é melhor citar apenas os nomes dos párocos, lembrando, porém que, sempre juntos com estes, trabalharam outros padres e irmãos.

Párocos deste período: Pe. Selso Feldkircher; Pe. Mário Tarani; Pe. Ivo Catani; Pe. Alcides Vergütz; Pe. Flávio Demoliner; Pe. Antonio Viana, que é o pároco atual e com ele atuam Pe. Renato Shineider e Pe. D’Aquin.

Acontecimentos marcantes na vida da comunidade em sua história como paróquia: em 1973, a ordenação presbiteral do Pe. Clemente Damiani, pelas mãos de Dom Armando Círio; em 1986, a ordenação presbiteral do Pe. Geraldo Ascari; em 1992, a ordenação presbiteral do Pe. Mauro Vogt; e em 2001, a ordenação presbiteral do Pe. Clodoaldo Frassetto, estes pelas mãos de Dom Olívio Aurélio Fazza.

Com a vinda dos Servos da Caridade foi iniciada a construção do seminário, no ano de 1978, sendo inaugurado em 1981, para formação de futuros padres e irmãos e funcionou por um bom período, chegando a contar com a participação de 30 internos. Esta casa de formação deu muitos frutos para a Igreja, porém, com o passar dos anos, seu público interno foi diminuindo. Em1990 ainda contava com 6 aspirantes, mas em 1991 foi desativado como seminário, sendo posteriormente readequado para outras finalidades.

Outra importante Obra Guaneliana na comunidade é a SOS, Casa de Promoção do Menor, hoje denominada “Casa São Luiz Guanella”, construída para atender crianças em horário de contraturno escolar, estas participam de oficinas, reforço escolar, além de atividades de recreação e espiritualidade. Esta casa continua ativa até hoje, atendendo meninos e meninas e sendo administrada pelos Cooperadores Guanelianos, (que é o terceiro ramo da família de São Luiz Guanella), com o apoio da Igreja, do poder público e pessoas da comunidade.

Sem dúvida alguma, a construção da Igreja Matriz é o ponto alto dessa presença dos Servos da Caridade, e é uma obra que enaltece a cidade, pois é destaque na região pela sua beleza arquitetônica e pela bela obra de arte que expressa a ressurreição de Jesus, assinada pelo renomado artista de obras sacras Marcílio Soares. Mas é claro que as belíssimas celebrações que ocorrem na Igreja Matriz, onde os paroquianos têm a oportunidade de vivenciar sua fé, são o motivo maior do nosso orgulho em relação a nossa igreja.

Todos os anos, no final do mês de setembro, acontece o novenário em honra à Padroeira Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, na ocasião a paróquia tem a graça de ter a presença de vários padres convidados, que presidem as celebrações e de nossos bispos, que sempre se fazem presentes, além da grande participação da comunidade. É um tempo especial para todos os paroquianos que, fervorosamente, rezam, pedindo e agradecendo à padroeira. No dia primeiro de outubro é solenemente celebrada a festa de Santa Teresinha.

Hoje a paróquia é composta, além da igreja matriz, por mais doze capelas: São José, Santa Mônica, Santa Luzia – Assentamento, Santa Luzia – BNH, São Cristovão, São Vendelino, Cristo Rei, São Pedro, São João, Nossa Senhora do Carmo, Santo Antônio e Sagrado Coração de Jesus.